quarta-feira, 4 de julho de 2012

Trajes para noivos

Bom noite noivos!

Hoje resolvi trazer para o blog do CaseAqui um assunto que, normalmente, é cercado de dúvidas e incertezas: o traje do noivo. Terno, smoking, fraque, meio fraque, casaca, túnica....ufa! São tantas opções que fica mesmo difícil saber qual é o ideal para a sua cerimônia de casamento. Mas para que não haja dúvidas e nem erros, preparei algumas dicas úteis para vocês, noivos, também brilharem no grande dia. Aproveitem!


O protocolo do vestuário para casamentos por definição exige "traje social", mas isto não impede os noivos de optarem por outro traje para os convidados, contanto que se faça constar no convite.


De acordo com a convenção britânica, o smoking é um traje masculino semi-informal usado para atender ao código black tie. Para usá-lo é preciso atender as exigências dos complementos: gravata borboleta, camisa branca, laço preto e casaco preto ou azul escuro. Embora ele seja indicado para festas à noite, o smoking, de acordo com o protocolo, não deve ser usado em casamentos.




O fraque é um traje para ser usado em cerimônias formais noturnas e nos fins de tarde. Abotoado na cintura, essa vestimenta tem a parte de trás mais comprida, como se fosse uma calda, que vai até a altura dos joelhos.


As calças do fraque são sempre cinzentas com riscas verticais em preto, tonalidades diferentes de cinza e/ou branco, mas também pode-se utilizar calças em xadrez preto e branco. O colete deve ser na cor cinza claro ou branco e a camisa deve ser lisa, de cor branca ou alguma outra cor suave. Já a gravata, que acompanhará por padrão, deverá ser cinza, embora atualmente já se permita inovar utilizando outras cores. Por fim, o sapato deverá ser totalmente clássico e nunca de verniz.


Pouco tradicional no Brasil, este traje cai bem em homens altos e magros mas, caso você não se enquadre neste tipo de corpo e queira usar um fraque, uma boa dica é optar pelo meio fraque.



Semelhante ao fraque, mas menos formal, o meio fraque não tem abas, mas é mais comprido que o casaco de um fato normal. A calça e o sapato devem seguir as mesmas regras do fraque.



Clássico e sempre elegante, o terno – composto por calça, colete e paletó - pode ser usado em cerimônias menos formais e pode até dispensar o uso da gravata.
O colete é opcional, porém é uma boa sugestão para os que preferem um visual mais formal. Tons neutros como azul marinho, cinza escuro ou chumbo são opções certeiras para quem está na dúvida. Corte e caimento impecável faz toda a diferença, afinal o noivo também será o centro das atenções. Arremate com camisa branca e uma gravata discreta. A flor na lapela funciona como um charme a mais (o que, particularmente, acho indispensável).






Um dos trajes mais finos e formais para os noivos é a casaca. Ela nunca deve ser abotoada, já que é cortada de modo a não ser possível fechá-la. O corte frontal é quadrado, bastante diferente do corte do fraque. Pelo fato do colete não poder ficar abaixo da frente do casaco, e ter que cobrir a cintura da calça, elas precisam ser especialmente altas.



A traseira é em forma de V, acompanha camisa branca com colarinho curto e gravata em forma de lenço. O uso do colete é opcional. Deve ser utilizado em cores escuras apenas em casamentos realizados durante a noite. 


As túnicas são um dos trajes mais comuns para cerimônias. Geralmente, é usada com coletes da mesma cor, com camisa com nervuras e pequenas pregas, gravata plastron, tradicional ou lenços. Têm uma gola diferenciada, que pode ser arredondada, com recortes e detalhes. 




O horário e o local do casamento relacionado à formalidade desejada para a cerimônia são fatores decisivos na escolha do traje do noivo e dos padrinhos. Quando mais tarde for o evento, mais elegante deve ser o traje, já que a noiva seguirá a mesma regra, assim como os padrinhos e convidados.




Casamentos diurnos, a indicação do “CaseAqui” são trajes de cores claras, desde o branco total, passando pelos tons perolados até chegar ao marrom. Caso os noivos prefiram, tons de cinza claro, chegando ao grafite também são indicados para este horário.




Para os casamentos noturnos, o traje escolhido deve ser, preferencialmente, de cor escura ou na cor preta, em modelos especiais como túnica, smoking e os tradicionais meio-fraque, fraquete e fraque.



Já para cerimônias campestres ou praianas, os trajes recomendados são os mais descontraídos e informais: uma calça e uma túnica de seda com gola alta num tom abaixo da calça ficam muito elegantes e dentro do contexto.






Dicas para não errar:

  • Casamento pela manhã ou no campo: Terno claro em tons marfim, areia ou cáqui, pois são mais leves. A gravata por ser colorida.
  • Casamento casual na praia: Calça com túnica de tecido leve (linho ou seda) em tons claros ou até branco.
  • Casamento tradicional e à noite: Meio-fraque, túnica com diversos tipos de gola ou smoking. Como complemento, camisa rigor, colete, plastron no caso do meio fraque e túnica e gravata borboleta com faixa no smoking. Em alguns casos o meio-fraque pode ser usado com camisa e gravata social, dispensando o colete. Os padrinhos e o noivo se vestem com o mesmo traje, no caso o fraque ou meio fraque. Caso o noivo opte pelo fraque, coloque os padrinhos de meio fraque, nunca ao contrário.
  • Casamento simples: O traje pode ser desde um meio-fraque até um terno preto, azul ou cinza. Algumas túnicas sem brilho também são indicadas. Os padrinhos ficam à vontade para escolher seus trajes.
  • Casamento sofisticado: Essencialmente o fraque, fraquete ou casaca. Os complementos nesses trajes são os mesmos do meio-fraque, acrescidos de coletes de cetim combinados com o plastron e lencinho no bolso, que também pode ser substituído por um botão natural de mini-rosa marfim.
  • Casamento chique: Indicado desde o fraque até as túnicas com brilho e detalhes acetinados. Dê preferência para as casemiras, que são tecidos com mais brilho. Os padrinhos vestem-se todos iguais com meio-fraque, smoking ou até o costume (são duas peças: paletó e calça). Se os padrinhos usarem o costume, todos devem estar iguais, incluindo as gravatas.

Um comentário: